ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

O que é

 

A Análise Ergonômica do Trabalho possibilita rastrear, identificar, observar e avaliar corretamente as funções e objetos utilizados por todo profissional em seu local de trabalho. Para isso, são levantados os riscos ergonômicos existentes em equipamentos, máquinas, na realização das atividades e na forma como elas são executadas. Também se avalia o ambiente em si, verificando-se níveis de ruídos, luminosidade, temperatura entre outros pontos que podem prejudicar e até causar doenças aos funcionários.

Para quem serve

 

Toda empresa cujos empregados realizem atividades de risco precisa fazer esse procedimento de forma individual para cada colaborador. Essas atividades podem incluir transporte, descarga, levantamento de materiais, além de tarefas que necessitam de sobrecarga muscular dinâmica ou estática dos ombros, membros inferiores e superiores, dorso e pescoço. Ou seja, procedimentos que exijam grande esforço físico. Também são avaliados os impactos mentais dessas atividades.

O que pode acontecer se eu não elaborar AET?

A empresa que não elaborar AET estará sujeita, no mínimo, à multa administrativa variável entre R$6.704,45 a R$ 80.970,00 a ser aplicada pela auditoria fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego.